Abigail Olivares Garrido Alina Galilea Martínez Nicolás Jessica Rodríguez Alcántara Jaqueline Vázquez Alaya Victorina Lanza Severiano José Fernando Juárez de Gaona Ana...
Relações entre os PPGAS e as ações afirmativas no Brasil – CECT/ABA
Imagem-conhecimento Javaé/Acervo Retomada Epistêmica O evento “Relações entre os PPGAS e as ações afirmativas no Brasil”, organizado no âmbito da CECT/ABA, com apoio do...
SHEILA MAXY APINAJÉ – INTERCULTURALIDADE PARA TODXS!
A professora Sheila Maxy reflete sobre a importância do tema na formação de indígenas e não indígenas. Sua fala é registrada em palestra realizada na Escola Lumiar -...
APORTES SOBRE UNA INVESTIGACION QUE DESPIERTA: LA INVESTIGACIÓN ACCIÓN PARTICIPATIVA EN LA UNIVERSIDAD DEL PUEBLO Y EN EL NÚCLEO TAKINAHAKY
El episodio de hoy es muy especial, ya que materializa una asociación entre el Núcleo Takinahaky y la Universidad Del Pueblo, Unidad Tekaan. El fue planeado y realizado...
A Fotovoz na “Milpa Educativa”: um material de ensino indutivo – Dr. Gustavo Corral Guillé do CIESAS / CIESAS Pacifico Sur
O Prof. Gustavo realizou conferência intitulada “A Fotovoz na "Milpa Educativa": um material de ensino indutivo”. A fotovoz é uma maneira de, por meio da produção...
Beatriz Molina
Beatriz Molina Caetano, paulistana graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro em licenciatura em História. Atualmente, professora da educação...
NOTA DE REPÚDIO
O Centro de Práticas e Saberes Decoloniais (CPSD/NTFSI/UFG) condena veementemente o ataque covarde e violento sofrido pela professora Luciana Dias de Oliveira, da...
MẼ IXPAPXÀ MẼ IXÀHPUMUNH MẼ IXUJAHKREXÀ: TERRITÓRIO, SABERES E ANCESTRALIDADE NOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR PANHĨ
PRIHÃ KWỲ JARẼNH - PANHĨ APINAJÉ (RESUMO) Pa kagà ja kôt mẽ pamõr xà krax rũm mẽ Panhĩjê jarẽ. Amnepêm mẽmõr xà krax rũm. Nẽ hipêx ri mẽ panhõ kyka yr xypê nẽ mãanẽn...
Mirna Kambeba Omágua Yetê Anaquiri
Mirna Kambeba Omágua Yetê Anaquiri, pertencente aos povos originários Kambeba Omágua do Amazonas. Pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos em...
Pelos direitos indígenas. Contra o PL 490!
PROGRAMA SINAL ABERTO Rádio Sagres AM 730 e Youtube.com/sagrestv Apresentação: Johann Germano e Jordanna Agatha Horário: 8h até 8h40 Data: 03/07 Participantes: Juliana...
#PL490NÃO!
O CPSD – Centro de Práticas e Saberes Decoloniais do NTFSI – Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena manifesta total apoio à luta dos povos originários...
EMERGING SOLIDARITIES ON THE GROUND IN THE MANAGEMENT AND APPROACH OF THE COVID EMERGENCY
Mundo UFG: Populações indígenas na pandemia
CANTOS FILOSÓFICOS E A POSSIBILIDADE DE UMA PLURIVERSIDADE
O presente...
PERTENCIMENTO E IDENTIDADE, TERRITORIALIDADE E FRONTEIRA ENTRE OS CHIQUITANOS NO BRASIL E NA BOLÍVIA
Pretende-se refletir, a partir da história...
Retomada Epistêmica
Notícias / Informações, Projetos
LInk: inicio (hotglue.me) O campo da investigação desse projeto, construído pela professora Cacá Fonseca, Pedro Brito e Alexandre Herbetta, deriva do interesse pelos...
🎙️PODCAST: Pesquisa Indígena/Metodologias Decoloniais
Notícias / Informações, Podcasts
Acompanhe o podcast sobre Pesquisa Indígena/Metodologias Decoloniais https://open.spotify.com/show/5YRZJIRXcb4iJTxZrDaX90 Opção 2: Se preferir, realize o...
CONTRIBUIÇÕES DOS FEMINISMOS NEGROS BRASILEIROS AOS FEMINISMOS TRANSNACIONAIS
Este trabalho revisa...
CULTURA SE FAZ BRINCANDO: UM ESTUDO SOBRE AS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA CULTURA GAVIÃO
O presente texto...
Comunicadoras Indígenas e Afrodescendentes Latino-Americanas: Sororidade e Identidades
Este artigo irá relacionar...
Editorial: Emerging Solidarities on the Ground in the Management and Approach of the COVID-19 Emergency
he manuscripts published in the Special...
Contatos Interétnicos no Vale do Araguaia: Os Iny e os Colonizadores entre os Séculos XVI e XX
Este artigo investiga, a partir das referências historiográficas e antropológicas, a história dos contatos estabelecidos entre os Iny ao longo da colonização do...
Experiências indígenas com a escrita: apropriação, impasses, desafios e possibilidades: educação intercultural e “A queda do Céu”
O presente artigo se propõe a dissertar sobre questões que permeiam as experiências indígenas com a escrita e, então, pontuar suas particularidades e desafios nesse...
Atualizando, juntando e esticando a universidade: considerações sobre a possibilidade de uma pluriversidade
O presente texto apresenta considerações...
ALFABECANTAR: CANTANDO O CERRADO VIVO
ALFABECANTAR Cantando o Cerrado vivo LINK: www.alfabecantar.com.br A presente coleção Alfabecantar: cantando o Cerrado vivo busca problematizar e propor materiais...
Estudos sobre a Transdisciplinaridade
No segundo podcast produzido pelo Centro de Práticas e Saberes Decoloniais/NTFSI, a partir das atividades da etapa anterior, buscamos coletivamente, docentes indígenas...
Awê de Encantarias: a experiência de um livro vivo com crianças Pataxó
Este é um relato de experiência sobre a construção da história YAMANI, publicada no livro “Kijetxawê Zabelê – Aldeia Kaí”, em 2019, e construído juntamente com as...
O livro didático como ativação de saberes vivos Pataxó
O artigo relata o processo de criação e concepção do livro didático “Kijetxawê Zabelê – Aldeia Kaí” a partir de sentidos como livro-encontro, livro-vivo, livro-lugar e...
PEDAGOGIAS EM MOVIMENTO: RUMOS MEHI PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR KRAHÔ
O texto a seguir busca sistematizar uma série nova de categorias que se referem à educação escolar indígena e, mais especificamente, à escola Krahô. Desta forma,...
Estudo sobre o potencial de cartografias interculturais para a emergência e consolidação de novas bases epistêmicas
O texto a seguir reflete brevemente sobre o potencial da cartografia enquanto método. Neste sentido, na dinâmica do mapeamento proposto pode-se identificar e...
Produção de audiovisual: Universidade Indígena
A imagem que apresenta o post faz...
Alexandre Hartã Kagrabek Herbetta
É Professor Associado da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atua no Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena e no Programa de Pós-Graduação em...
🕘EVENTOS: Ciclo “Novas bases epistêmicas”
Notícias / Informações, Podcasts
Acompanhe o podcast sobre Pesquisa Indígena/Metodologias Decoloniais https://open.spotify.com/show/5YRZJIRXcb4iJTxZrDaX90 Opção 2: Se preferir, realize o...
Ovídio Kunry Krahô
É professor na Escola Indígena 19 de Abril da aldeia Manoel Alves Pequeno em território Krahô. É pesquisador da musicalidade de seu povo e possui grande...
José Dilson Cuxy Krahô
É professor na Escola Indígena 19 de abril da Aldeia Manoel Alves Pequeno na Terra Indígena Kraholândia/Tocantins. É pesquisador da cultura e da educação...
Lizia de Oliveira Carvalho
Possui graduação em Letras Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2007) e cursa bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Goiás. É mestra pelo...
MODOS DE EDUCAÇÃO
Neste texto,...
Luciana de Oliveira Dias
Antropóloga, com estudos pós-doutorais em Direitos Humanos e Interculturalidades pela Universidade de Brasília - UnB (Supervisão de Rita Laura Segato). Estudiosa do...
Veronica Aldé
Veronica Aldé - Flautista, professora e pesquisadora do Instituto do Trópico Subúmido (ITS) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde 2002; fez o...
Cacá Fonseca
Cacá Fonseca: professora da Faculdade de Artes Visuais da UFG, onde coordena o Laboratório de Design Interlocutório e atua no grupo de pesquisa Entrópicos. Mestre e...
Pedro Brito
Pedro Britto: Arquiteto urbanista pela USP, mestre em saneamento e ambiente (UNICAMP) e doutor em processos urbanos contemporâneos (UFBA). Professor Adjunto no curso...
Julio Kamer Apinajé
É professor na Escola Indígena Tekator da aldeia Mariazinha na Terra Indígena Apinajé/Tocantins. É liderança do povo panhi e grande estudioso da musicalidade Apinajé....
Joana Fernandes
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e...
Elias Nazareno
Membro da rede de pesquisa Comunidade de Pesquisadores em Excelência para Todos - CREA, na Universidade de Barcelona, Espanha. Integrante do GT ìndios na História John...
Gregório Huhte Krahô
É educador mehi e acadêmico no Curso de Educação Intercultural do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Goiás. É...