ALFABECANTAR 

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(Alexandre Herbetta)

 

Crianças em atividades pedagógicas
Escola 19 de Abril da aldeia Manoel Alves
Pequeno/ Terra Indígena Kraholândia.
Autora: Taís Pocuhto

MATERIAL DIDÁTICO

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

Escolas Indígenas

Ensinando e aprendendo

EDUCAÇÃO MUSICAL E AMBIENTAL
Os materiais apresentados nesta primeira parte da coleção seguem processo de elaboração de novas práticas pedagógicas musicais e de reformulações curriculares efetivadas por professoras e professores Krahô e Apinajé, povos originários Timbira do Brasil Central. Os Timbira, falantes de línguas Jê, são constituídos, ainda, pelas populações Krikati, Gavião Pykobjê, Gavião Parkatejê, Canela Apanjekra e Canela Ramkokamekra, e vivem em seus territórios entre o nordeste do Tocantins e o sul do Maranhão, estendendo-se até o Pará.

Nesta ampla região predomina o bioma Cerrado, altamente ameaçado pelo desenvolvimentismo predatório do capitalismo brasileiro, tema central da coleção, cujo subtítulo é “cantando o Cerrado vivo”.

No processo de formação acadêmica, as professoras e os professores imaginam e praticam um novo mundo possível, baseado em relações mais simétricas e em práticas mais sustentáveis. Um mundo, por exemplo, pautado no alfabecantar.

A noção e a prática da sustentabilidade é central na coleção e se dá por meio de pedagogias contextualizadas nas demandas contemporâneas dos povos originários e potencializando culturas vivas, pautadas, por exemplo, nas diversas musicalidades.

Júlio Kamer criou para expressar tal situação, o conceito alfabecantar, título desta coleção, apontando para a importância da música Apinajé. Para o autor, alfabecantar “indica a importância de efetivarmos um letramento do mundo musical, no qual se aprende pelo e no canto sobre a natureza indígena. Por meio da musicalidade temos acesso ao conhecimento da natureza” (2019, p.127). Nesta direção, propõe reflexões inovadoras e importantes sobre possibilidades de letramento e sobre a educação ambiental. Para Kamer, “a musicalidade panhi apresenta e produz um Cerrado vivo e sustentável. Ela é essencial no processo de formação escolar, pois pela musicalidade panhi se dá um complexo processo de letramento de mundo (2019, p. 131).

Esta coleção trata, então, tanto de educação ambiental quanto de educação musical. A musicalidade Timbira sustenta o mundo.
(Alexandre Herbetta)

Escolas Indígenas

Práticas Pedagógicas

Crianças em atividades pedagógicas
Escola 19 de Abril da aldeia Manoel Alves
Pequeno/ Terra Indígena Kraholândia.
Autora: Taís Pocuhto

ESCRITA E OUTROS MODOS DE EXPRESSÃO

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Coleção ita kãm mã mẽ pa mã ahcuni tir kãm pryre cakôc reri cute mẽ panquêtjê mã ihhêmpej xà jakràj jutê nẽ caxuw mẽ cumã hapac kre, mã pahte amji mã mẽ hõr to mẽ pa mõr caxuw, (Cantando o cerrado vivo).

(Alexandre Herbetta)

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