Cartões Musicais Pedagógicos

O Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI), da Universidade Federal de Goiás (UFG), é constituído por um Curso de Educação Intercultural, que existe desde 2007, e por uma série de outros projetos e experiências vinculados à políticas interculturais brasileiras. Ele tem por objetivo a formação em nível superior de docentes indígenas.
Atualmente possui cerca de 300 estudantes indígenas, de 30 povos diferentes, de 05 estados brasileiros: Maranhão, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins:
Krahô, Bororo, Caiapó, Apinajé, Karajá,
Guarani, Canela, Gavião, Xambioá
Krikati, Ikpeng, Tapirapé, Xerente, Kamaiurá,
Juruna, Timbira, Tapuia, Waurá,
Xavante, Guajajara, Kalapalo, Waurá,
Timbira, Kaiabi, Javaé, Suyá,
Tapayuna, Trumai, Yawalapiti, e Xacriabá.
A musicalidade de cada um destes povos se manifesta regularmente de maneira intensa, em atividades acadêmicas, cerimoniais, práticas de cura, e em diversos outros momentos, promovendo momentos de profunda beleza e indicando ser central no entendimento de mundo de distintos povos.
O tema contextual “Musicalidades Decoloniais”, componente curricular obrigatório, foi criado em uma reformulação curricular realizada pelo NTFSI, finalizada em 2020, que buscou, justamente, se aproximar das epistemologias indígenas que se manifestam no projeto, buscando entender outras estéticas e maneiras de conhecer o mundo.

Os “Cartões Musicais Pedagógicos” são produzidos no âmbito deste componente curricular, em parceria com o Curso de Musicoterapia da instituição, possibilitando a reflexão sobre a importância de tais musicalidades nos contextos socioculturais distintos, pelos estudantes indígenas, assim como pensar sua utilização como prática pedagógica contextualizada, nas diversas escolas indígenas que participam de nosso projeto.
Deste modo, em um amplo processo de interaprendizagem, produzimos materiais didáticos que buscam alimentar novas escolas indígenas, as quais se entendem como comunitárias, e se vinculam as demandas de cada povo, reforçando questões epistemológicas, linguísticas e políticas.
Os cartões são o resultado de uma relação inovadora entre universidade e comunidade, pela qual a academia apoia profundos processos de reparação social e práticas decoloniais. Eles são, igualmente, parte de nossa proposta de educação ambiental, que existe entrelaçada à nossa ideia de educação musical. A musicalidade parece sustentar o mundo!
(Alexandre Herbetta; Letícia Moraes Borges)

Pin It on Pinterest

Share This