Centro de Práticas e Saberes Decoloniais
C.P.S.D.

A Fotovoz na “Milpa Educativa”: um material de ensino indutivo – Dr. Gustavo Corral Guillé do CIESAS / CIESAS Pacifico Sur

O Prof. Gustavo realizou conferência intitulada “A Fotovoz na “Milpa Educativa”: um material de ensino indutivo”.
A fotovoz é uma maneira de, por meio da produção coletiva de imagens, entrelaçadas à pequenas narrativas, desde a autoria indígena, produzir conhecimentos relevantes para as respectivas populações originárias. No caso aqui tratado, esta maneira inovadora de se realizar uma pesquisa-ação-colaborativa é central nas ações do projeto “Milpas Educativas: Laboratórios Socionaturais para o Bem viver”, pelo qual dezenas de populações originárias problematizaram processos educativos coloniais e geraram novas possibilidades de ensino e aprendizagem, rompendo com pressupostos da colonialidade e da violência epistêmica.
Sua conferência aborda questões candentes relacionadas a Imagem, Educação, Populações originárias, Metodologia participativa, Colonialidade, entre outras questões. E considerando que a primeira edição estava tematicamente vinculada à linha de pesquisa Corpo e Marcadores Sociais da Diferença, esta 2a edição, coordenada pelo Prof. Alexandre Herbetta, está centralmente vinculada à linha de pesquisa Etnopolíticas, Resistências e Transformações Epistemológicas do PPGAS.
A 2a edição do Ciclo de Conferências Internacionais do PPGAS/UFG é co-organizada pelo CPSD Centro de Práticas e Saberes Decoloniais da UFG e também apoiada pela Faculdade De Ciências Sociais – UFG e pelo Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena, a quem agradecemos muito pelas parcerias e apoios.

Pin It on Pinterest

Compartilhar