Centro de Práticas e Saberes Decoloniais
C.P.S.D.

Atualizando, juntando e esticando a universidade: considerações sobre a possibilidade de uma pluriversidade

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O presente texto apresenta considerações iniciais acerca da consolidação de uma
nova base epistêmica, acessada para se pensar a educação escolar indígena e a universidade.
Tal situação tem relação com a emergência de um novo repertório conceitual, constituído na
dinâmica de um diálogo intercultural crítico. A situação é apresentada no contexto do Núcleo
Takinahaky de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Goiás. Um dentre vários
cursos de licenciatura intercultural criados para a formação de professores indígenas. Isto no
âmbito do movimento indígena organizado especialmente na década de 1980, de legislação elaborada posteriormente e da efetivação de políticas públicas sobre o tema, especialmente na
década de 2000. Neste sentido, a experiência em tela, específica a este espaço, busca apontar
reflexões mais gerais e interessantes acerca de modelos de educação escolar, trazendo reflexões sobre a interculturalidade, assim como propõe uma reflexão sobre estratégias políticas
decoloniais por meio da educação escolar e da universidade.

 

A imagem que apresenta o post faz parte da produção de arte indígena contemporânea presente no projeto Retomada Epistêmica (https://retomadaepistemica.hotglue.me/inicio)

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