Centro de Práticas e Saberes Decoloniais
C.P.S.D.

MẼ IXPAPXÀ MẼ IXÀHPUMUNH MẼ IXUJAHKREXÀ: TERRITÓRIO, SABERES E ANCESTRALIDADE NOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR PANHĨ

PRIHÃ KWỲ JARẼNH – PANHĨ APINAJÉ (RESUMO)
Pa kagà ja kôt mẽ pamõr xà krax rũm mẽ Panhĩjê jarẽ. Amnepêm mẽmõr xà krax rũm. Nẽ
hipêx ri mẽ panhõ kyka yr xypê nẽ mãanẽn tanhmã pyka kôt mẽ axpẽn nhĩpêx to kwỳ jarẽ.
Ãm pyka ja pix kamã kot puj mẽ pahkukwỳr nẽ ri kamã tanhmã amnhĩ nhĩpêx to. Nẽ pẽr ã
kagà ja kôt kot paj prĩ hã kagà jahkrexà xyrpê ixkapẽr ryy nẽ. Kamã kot paj mẽ pahte amnhĩ
nhĩpêx kôt ijamaxpẽr mẽ pahte amnhĩ nhĩpêx kupẽ kutã pajamaxpẽr kaxyw. Mẽ
paxàhpumunh ja na kot mẽ pajahkre kaxyw mex. Jakamã ho mẽmõr nywjê jahkre kaxyw na
mex. Kê àhpumunh mẽ ma ri ho amnhĩ nhĩpêx o pa.
Kagà pàrkrax: Mẽ Ixujahkrexà. Mẽ Ixpapxà. Mẽ Ixàhpumunh. Mẽ ixte amnhĩ nhĩpêx

 

RESUMO
Esta dissertação apresenta processos educacionais de luta e resistência pelo território. Mostro
como a escola Apinajé pode buscar ter como base a cosmologia indígena. Somente com
espaço territorial preservado os Panhĩ podem desenvolver suas práticas sociais e políticas de
organização social e formação da pessoa Apinajé. O conhecimento e a pesquisa a sobre a
ancestralidade é o único caminho a desenvolver e fortalecer o aspecto de ser Apinajé. No
decorrer desta dissertação me dedico também a falar com mais ênfase sobre a educação
escolar Panhĩ e suas contribuições benéficas e maléficas ao nosso povo. A ciência Panhĩ é
essencial na política de formação do ser social Panhĩ e, também, às políticas públicas de
educação escolar.
Palavras-chave: Educação escolar Panhĩ. Concepção do Território Panhĩ. Cosmologia Panhĩ.
Saberes tradicionais Panhĩ.

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