Centro de Práticas e Saberes Decoloniais
C.P.S.D.

CULTURA SE FAZ BRINCANDO: UM ESTUDO SOBRE AS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA CULTURA GAVIÃO

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Baixar [1.89 MB]

O presente texto resulta da experiência de realização de um estágio
supervisionado, do Comitê Gavião-Timbira, na Escola Indígena Pýr
Creh’ Creht, localizada na Aldeia Riachinho, no Maranhão. Um estudo
das brincadeiras na cultura gavião foi o tema contextual escolhido para
a realização das aulas. O objetivo com a seleção da temática foi trabalhar
com estudantes e demais moradores da aldeia sobre alguns processos de
interação sociocultural, com destaque para a importância das brincadeiras
na cultura gavião. Como resultado, alcançamos reflexões que evidenciam
que, além de momentos de descontração, alegria e lazer, as brincadeiras
são também locus de ensino, aprendizagem e revitalização da própria
cultura de um povo

autoras:

Luciana de Oliveira Dias
Leonice Cardoso Gavião

 

A imagem que apresenta o post faz parte da produção de arte indígena contemporânea presente no projeto Retomada Epistêmica (https://retomadaepistemica.hotglue.me/inicio)

 

Pin It on Pinterest

Compartilhar