Centro de Práticas e Saberes Decoloniais
C.P.S.D.

Joana Fernandes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1998).
Atualmente é professora titular aposentada, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás.
Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Identidade e Fronteira, atuando principalmente nos seguintes temas: Chiquitano, identidade, fronteira, territorialidade e ocupação de Mato Grosso.
É também professora colaboradora do curso Pós-graduação em Antropologia Social, da UFG e na área de Formação de professores indígenas, no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, da UFG.
Seu campo de preocupações está centrado na saúde dos alunos indígenas que pertencem ao curso da Intercultural, e por este motivo, está desenvolveu um Inventário da Saúde dos Alunos do Curso de Formação de professores Indígenas, com foco na transição alimentar e suas consequências; o tema da territorialidade continua sendo um eixo norteador de seus interesses.
Entre 2007 e 2015 orientou alunos Xerente e a partir de 2017, juntamente com Alexandre Herbetta participa da orientação dos alunos Apinajé e Krahô, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena, da UFG.

Pin It on Pinterest

Compartilhar